Por acreditar na colaboração, mobilização e circulação de cultura e conhecimento livre via internet, o Centro Ruth Cardoso, em parceria com o V2V, Mandalah e Catarse, promove uma das maiores iniciativas de inovação social já criadas no Brasil: o Festival de Ideias: inovações para o desenvolvimento social (FdI).
Formulado para fomentar soluções criativas frente aos problemas atuais da sociedade, promover a inovação e o empreendedorismo, o FdI é uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.
Por meio de uma plataforma web e de um evento presencial na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro de 2011, o FdI se tornará um hub para compartilhamento e discussão de ideias e facilitará a captação de recursos por seus autores e colaboradores, por financiamento direto de empresas parceiras e de pessoas físicas, por meio da plataforma de crowdfunding Catarse.me.
As ideias inscritas na plataforma de colaboração do Festival de Ideias circularão pela rede durante um mês, período no qual serão avaliadas coletivamente. Qualquer usuário poderá fazer comentários, sugerir detalhes e, se for o caso, se apropriar, modificar e republicar a ideia. Lembre-se: é bom ser copiado. O que vale é o trabalho em rede!
Após esse momento de troca coletiva na web, as melhores ideias (no máximo 20) serão selecionadas por uma comissão julgadora e participarão da etapa presencial na Cinemateca Brasileira, onde acontecerá a premiação em dinheiro (R$ 10 mil cada) das três melhores. As demais participantes poderão ter seus projetos financiados por meio de crowdfunding, além de possíveis financiamentos com as empresas parceiras.
Confira aqui a programação completa. E para mais detalhes, acesse o regulamento do FdI.
Os temas
Para a primeira edição do Festival de Ideias, o Centro Ruth Cardoso elegeu três desafios para formar o eixo de ação do evento. Durante um mês, os interessados poderão inscrever e desenvolver suas ideias em resposta a tais desafios na plataforma de colaboração. As temáticas escolhidas pretendem agir como provocação e incentivo aos empreendedores sociais brasileiros. Para isso, o número de ideias permitido a cada usuário é ilimitado. Conheça os temas e veja onde sua ideia se encaixa:
1. Violência
Salvo raras exceções, todos já fomos vítimas de alguma espécie de violência – ou temos alguém próximo a nós que já sofreu este triste ocorrido. O problema atinge a todos, e não dá mais pra ficar esperando uma solução milagrosa ou algo que só mudará no longo prazo. É preciso que nós e todos os indivíduos também se comprometam com esta questão. Você já pensou em que tipo de violência precisa de mais atenção na sua região? O que você, seus vizinhos e amigos podem fazer a respeito disso? Que ideias práticas e acionáveis você tem que possam ajudar a mitigar algum tipo de violência?
Exemplo de práticas inspiradoras:
Uma comunidade nos arredores de Buenos Aires conseguiu mobilizar seus moradores para fazerem um “Corredor de Vigilância” para que as crianças pudessem ir às aulas com segurança em uma região de muita incidência de crimes.
Dica: identificamos dois assuntos relevantes, relacionados ao tema da violência: o combate à exploração sexual de menores de idade (ex.: turismo sexual) e o esporte como instrumento inclusão social e de aproximação com o jovem em contextos de violência. Seria desejável se também tivéssemos ideias relacionadas a estes dois assuntos.
2. Catástrofes naturais
Inundações, deslizamentos, chuvas torrenciais, que alagam vias e bairros inteiros, tempestades que derrubam árvores e fazem telhados voarem como folhas de papel: essas manchetes já são comuns todos os anos no Brasil. Como nós, que muitas vezes já nos sentimos indefesos diante de outros seres humanos e de situações muito mais corriqueiras, podemos lidar com forças tão poderosas? Sempre há algo a se fazer. Como podemos nos prevenir e nos organizar para minimizar os danos e as fatalidades, respeitando a natureza de eventos que muitas vezes só se tornam catástrofes por causa da inconsequência do ser humano? Qual a sua ideia para melhorar esse quadro?
Exemplo de práticas inspiradoras:
O prefeito da cidade de Areal, na região serrana do RJ, soube que a chuva carregara casas e pontes rio acima e que, em cerca de duas horas, ela chegaria a Areal. Imediatamente, ele colocou na rua um carro de som para alertar a população ribeirinha. Não houve uma só morte em decorrência das chuvas em Areal, onde a chuva devastou as casas de 1.300 pessoas.
3. Mobilidade urbana
A decisão de se viver em um centro urbano tem muito a ver com uma maior facilidade de acesso à educação, comércio, serviços e emprego, mas o que fazer quando tudo isso fica à mercê dos constantes congestionamentos, da falta de uma estrutura adequada de transporte público e de um sistema que coloca todos participantes em conflito, marginalizando principalmente ciclistas e pedestres? É, algumas mudanças são grandes e estruturais, mas sempre tem algo que está ao nosso alcance, que podemos fazer e que pode ajudar a transformar essa realidade para termos uma melhor fluidez nos grandes centros urbanos. Qual a sua ideia para melhorar a fluidez nos grandes centros urbanos? Com quais iniciativas individuais ou coletivas podemos melhorar o contexto da mobilidade urbana?
Exemplo de práticas inspiradoras:
Um programador juntou dados da localização de acidentes com ciclistas na cidade de Londres e, em poucas horas, plotou-os em um mapa na Internet, para que os ciclistas pudessem planejar suas rotas de locomoção pela cidade, escolhendo caminhos mais seguros.
4. Outras ideias:
Mesmo que não estejam estritamente relacionadas aos temas acima, outras ideias poderão também ser postadas, pois estas serão discutidas e podem, eventualmente, serem consideradas pela organização do Festival.
Premiação O Festival de Ideias tem três naturezas de premiação:
1. As melhores três ideias – julgadas segundo os critérios descritos no regulamento (link direto para regulamento) – receberão um primeiro aporte líquido de R$ 10 mil cada.
2. As três ideias finalistas e as demais selecionadas para comparecer ao FdI receberão a chancela do evento e integrarão uma página especial, catarse.me/festivaldeideias. Isto certamente trará reputação, credibilidade e consequentemente mais facilidade no momento de convencer investidores e o público geral de financiá-la.
3. Lembre-se: no FdI toda troca é válida: a rede de contato dos participantes, a disseminação de conhecimento, boas práticas e conversas entre pessoas são capitais intangíveis! Fazem parte da premiação a todos que passaram pelo Festival de Ideias, em qualquer uma de suas fases.
Acesse o regulamento neste link: http://blog.festivaldeideias.org.br/regulamento/
0 comentários:
Postar um comentário