Dia Mundial Sem Carro Manaus é comemorado com diversas reflexões



Pensar em viver sem carro é quase impossível para a maioria dos usuários deste meio transporte.

Para alguns, o Dia Mundial Sem Carro, comemorando no dia 22 de setembro, é meramente um modo de conscientizar os outros, mas não a si. Por ser uma data simbólica que representa um movimento mundial criado no início do ano 2000 - 2003 na Europa, com a intensão de alertar a sociedade e poderes públicos quanto ao uso creste de automóveis em grandes cidades do mundo.

Desde 2003 o Brasil aderiu ao movimento mundial, através de cicloativistas da cidade de São Paulo. E desde então, a cada ano cidades vêm aderindo e criando simulações para propiciar qualidade de vida para as cidades. Já em Manaus esta iniciativa começou em 2010, através de um pequeno grupo de cicloativistas do Pedala Manaus, que hoje conta com mais de 1.000 adeptos e simpatizantes.

Grandes ações foram postas a prova neste dia sem carro, que visa principalmente, conscientizar toda sociedade e poder público para uma mobilidade mais justa e colaborativa, onde várias empresas e órgão públicos aderiram principalmente a carona solidária, até porque a cidade Manaus ainda não oferece segurança para inciantes e entusiastas que queiram usar a bicicleta com mais tranquilidade.

Três grandes mobilizações foram planejadas e organizada durante a semana da mobilidade urbana em Manaus, a primeira foi realizada no último dia 18.09, com o Desafio Intermodal promovido pelo movimento Pedala Manaus e a Prefeitura de Manaus, através da SENDEJ. Continuando a programação em uma série de outras atividades isoladas foram realizadas, como passeio terça tradição do Pedala Manaus, que incentiva a sociedade a praticar continuamente o uso da bicicleta como lazer e esporte.

Nesta quinta (22.09), data comemorativa ao Dia Mundial Sem Carro, uma extensa programação foi lançada para marcar no calendário da cidade, a importância de ter novos olhares para a mobilidade urbana, não só através do uso do carro, mas com praticas alternativas e simples, que podem fazer parte do seu cotidiano. Existem vários modais que possibilitam a um reflexo sobre o modo que usamos a cidade, um deles é compartilhar o veículo automotivo, seja na empresa, escola, faculdade, a carona solidária deveria fazer parte da consciência cidadã, pois possibilita uma socialização mais compartilha e estimula a uma integração entre as pessoas. Outro modal é a prática do transporte público (ônibus), mas como este não é tão eficiente, acaba se tornando um grande desestimulo para os possíveis usuários, em querer utilizá-lo em alguns trechos da cidade. O táxi é um transporte público eficiente, mas se torna caro quando tomado com frenquecia, pois a sua tarifa é muito alta e nem todos podem pagar por este conforto. Skate e patins eu considero um classificação muito baixa, até porque sua utilização é impar, adotadas mais por grupos sociais e não propicia uma articulação prática ao meio urbano, visto que há imensos obstáculos, que sempre são enfrentados nos trechos por onde percorrem.


A bicicleta é um dos meios de transporte mais antigo que existe, criado no século 19 e, neste centenário de evolução, ela teve grandes altos e baixos ao longos dos anos, e nesse período ela sofreu vários conceitos de utilização, onde chegou até ser discriminada como equipamento pobre, utilizando muito pela classe média brasileira.

Mas nos últimos anos vem sofrente um conceito revolucionário associado às questões ambiental e qualidade de vida. Com uma ampla divulgação através das redes social, o movimento Pedala Manaus vem disseminando um conceito consciente e ativista para os entusiastas da bicicleta, onde teve um número altamente expressivo em seu crescimento de usuários. Muitos adeptos nem sonhavam em pedalar pela cidade de Manaus, porque acreditavam que era quase impossível sair nas ruas e dar algumas voltas, mas com a ajuda de um serviço especializado do movimento Pedala Manaus, os Bike Anjos auxiliam iniciantes e até mesmo os que pedalam por lazer, a adquirirem segurança com as pedaladas em grupos, onde os membros do movimento prestam toda assistência necessária para manter a integridade de seus participantes.

Muitos outros benefícios podem ser citados para os adeptos da bicicleta como meio de transporte alternativo, mas é claro que a cidade precisa evoluir muito em sua infraestrutura para suportar uma demanda crescente de interessados em querer mudar seus hábitos de mobilidade. Ciclovias, ciclofaixas e sinalizações em pistas, como pista compartilhada, devem fazer parte do planejamento dos órgão públicos nas próximas ações políticas e também de alguns empreendimentos.

Este é o segundo ano que prestigio o Dia Mundial Sem Carro, mesmo sendo um praticante do cicloativismo já há seis anos, busco sempre motivar as pessoas para comecem a usar a bicicleta como meio de transporte, mas se não conseguem, que ao menos façam uso dela continuamente, pois assim a resistência e segurança começam a ser adquiridas pelo usuário.

Uso a bicicleta diariamente para me deslocar de casa até o trabalho, um percurso de 7km aproximadamente que dura em média 30min. No percurso diário enfrento diversos obstáculos, como ruas com buracos e irregulares, carros estacionados na faixa da direita, carros que param sem dar sinal, abrem a porta do carro sem observar quem vem por trás, mas percebo com o passar dos dias que motoristas de ônibus, táxi, micro ônibus ainda não respeitam os usuários de bicicleta. Acham que estamos ocupando o espaço deles e que atrapalhamos o fluxo imprudente que eles provocam no trânsito da cidade.

Com a persistência em pedalar diariamente, imponho sempre respeito nas ruas, respeitando as condições tráfego, as sinalizações de trânsito, dessa forma transmito segurança para que os motoristas entendam que é viável compartilhar a pista sem que um agrida o outro. Então quando for pedalar pelas ruas, em que condições for, pense sempre que você tem de transmitir esse respeito.

O Dia Mundial Sem Carro é um momento em que devemos refletir sobre o uso de veículo automotivo, poluente e agressor ao próprio homem, pois as condições de comodidade impõe uma dependência sobre o veículo, provocando muitas vezes, um domínio sobre a máquina que cega o condutor. Enxergue o mundo por outros meios que terás uma ampla visão do meio em que vive.

Notícias sobre a semana da mobilidade urbana em Manaus:
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