Céu em fogo é visto por alguns minutos na cidade.

Fenômeno que prendeu o olhar da população na cidade de Manaus, no final da tarde desta segunda-feira, fez com que parte da cidade ficasse em um tom amarelado por alguns minutos.

Foto. ©KeyceJhones2011


Este efeito é causado quando raios solares se dispersam nas partículas presentes nas nuvens, refletindo em todas as direções, segundo uma entrevista com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que saiu no jornal local, esclarecendo o efeito no céu da cidade nesta segunda-feira (21).

Em pesquisa descobri, através de esclarecimentos da física, que a cor azul do céu que enxergamos é o fenômeno mais presente, pois o azul é dispersado com mais frequência em todas as direções do que as outras cores. Sendo assim enxergamos sempre o que é mais refletido, quando é rebatido em uma superfície. O mesmo acontece na atmosfera quando carregada por partículas, seja por nuvens de poeira, ou nuvens carregadas com cristais de gelo. É o que aconteceu durante o fenômeno "halo solar", quando o céu estava muito nublado no fim da tarde, a difração da luz solar dispersa nos cristais de gelo nas nuvens, que provocaram esse efeito luminoso, explicou a chefe do Distrito Meteorológico de Manaus, Lúcia Elaine Gularte, em entrevista para o jornal, afirmando: "Para que o fenômeno ocorra o topo da nuvem precisa estar congelado".
Foto. ©KeyceJhones2011


A cor avermelhada ou laranja como foi vista em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas leste e centro sul, foi ocasionada porque as nuvens que estavam em uma altitude na atmosfera, acabaram sendo atingidas pela transmitidas pelas partículas presentes durante o efeito "halo solar", ou seja houve em alguns minutos a ausência da cor azul que era refletida pelos raios solares, ocasionando um efeito fenomenal que prendeu a atenção de todos na cidade.

A imagem abaixo mostra o início do fenômeno, onde um arco-íris se formou, significando que a atmosfera das nuvens estava carregada com cristais de gelo, pois o arco-íris só se forma quando há partículas de águas nas nuvens, provocando a refração de todas as cores que existem na atmosfera.

Foto. ©KeyceJhones2011
Em alguns segundos, parte da cidade ficou escura e o céu abriu um clarão de fogo formado pela transmissão dessas partículas na atmosfera.

Foto. ©KeyceJhones2011
Muitos ambiente ficaram escuros rapidamente, e uma luz intensa e nebulosa se formou lá fora, colorido toda a cidade em tons de amarelo e vermelho.

Foto. ©KeyceJhones2011
Compartilhe no Google Plus

Sobre Unknown

    Comentar com o Blogger
    Comentar com o Facebook

2 comentários: