A Bicicleta que você usa vem da Amazônia!


O Polo de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus (ZFM) não se resume aos fabricantes de motocicletas, ciclomotores e motonetas. Igualmente representativos no setor estão os fabricantes de bicicletas.
Assim como no caso das motos Premium, as populares ”magrelas” estão esbanjando saúde em 2012 e devem terminar o ano com mais de 1 milhão de unidades produzidas na capital amazonense.
Os últimos indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM) apontam que, de janeiro a junho deste ano, foram produzidas 421,3 mil bicicletas, quase 80 mil a mais que no mesmo período de 2011. Analisando mês a mês, o desempenho só não foi maior em junho. Em maio, foram 70,7 mil unidades produzidas contra 60,4 mil de maio de 2011 – e, vale ressaltar, 100% delas para atender ao mercado brasileiro. “Não vou dizer que estamos fora da crise. Nosso segmento de entrada tem sofrido as consequências da redução no consumo, mas, no geral, a produção vai bem”, diz Eduardo Musa, presidente da Caloi, terceira maior fabricante de bicicletas do mundo. “Estamos com uma produção média de 3,3 mil bicicletas por dia. Este número deve chegar, nos próximos meses, a 3,8 mil”, completa, lembrando que o pico de produção está no final do terceiro trimestre e início do último.
A fábrica, presente na ZFM há 38 anos, está sendo ampliada para da conta do recado. Neste setor, o segmento Premium também tem destaque, apesar de ser pequeno. “Temos modelos mais caros, modernos, feitos em carbono, mas que devem vender, no máximo uma 125 unidades por ano. Ainda não justifica uma ampliação de investimentos e produção de quadros de alumínio, que já não é um segmento de entrada”, revel Musa.
Eventos recentes, como a Rio+20, ajudam a reforçar o mercado de bikes. O veículo não usa combustível fóssil, reduz a quantidade de CO2 na atmosfera. Além disso, a bicicleta contribui para manter a saúde de quem a usa e para alivia o trânsito. Não faltam argumentos ecológicos e sustentáveis para garantir um novo boom neste segmento de Duas Rodas que, ao contrário do de motos, não contabiliza qualquer perda de postos de trabalho este ano. Caloi, OX e Prince Bike, instaladas em Manaus, por sinal, trabalham com possibilidade de fazer contratações neste segundo semestre, para fazer frente à demanda que surge com a proximidade do dia das crianças e do Natal. A segunda maior fabricante de bicicletas do País, a Houston (instalada no Piauí), deve inicia em breve a construção de uma fábrica no PIM, para ampliar a produção em mais de 650 mil unidades/ano.
Fonte: SuframaHOJE – Agosto2012
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Araújo

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário