Saiba como fazer tinta natural à base de terra.

Veja como fazer em casa e redecorar ambientes


O Projeto Cores de Terra, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançou em seu site uma receita que ensina como fazer uma tinta especial a base de terra. Ela pode ser muito eficiente para evitar o uso das tintas comuns, que contêm grandes quantidades de produtos químicos (para saber mais sobre tintas e como descartá-las, clique aqui). Dê uma olhada na "receita":

Ingredientes

-Uma lata vazia de tinta de 3,6 litros;
-Terra argilosa (seis a oito quilos), água (dez litros), um quilo de cola branca. Pigmentos como açafrão, urucum, areia ou as diversas tonalidades do próprio solo podem ser usadas para obter a cor desejada. Observação: não utilizar terra de formigueiro ou cupim (confira o vídeo abaixo para mais informações).

Modo de preparo

-Misture a terra e a água, passe a mistura numa peneira fina, acrescente a cola e misture novamente. Após fazer isso, adicione a cor com a mistura de pigmentos escolhidos.

Se você quiser obter uma tinta mais fina, passe a mistura por uma peneira por mais de uma vez. Se quiser uma tinta grossa, a peneira não é necessária.

Além de todas as vantagens ambientais, esse tipo de tinta é cerca de 70% mais barata que as tintas convencionais. Uma lata de tinta cobre de 70 a 90 metros quadrados.

Para ver os slides mais explicativos de como produzir a tinta a base de terra, clique aqui. Comece tentando pintar pequenas áreas. Se der certo, faça um projeto mais ousado!

Veja mais informações no vídeo abaixo:



Fonte: Portal ECycle
Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Jhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário