Sítios arqueológicos ainda não são valorizados em Manaus.


Neste mapa, de levantamento realizado pelo arqueólogo Luiz Fernando Erig Lima, ele destaca 17 grandes sítios arqueológico dentro da área urbana da cidade de Manaus.  Este levantamento foi realizado há dez anos e constitui um dos cadernos de estudos do ArqueoURBS, disponível no Iphan para consulta, atualmente o número de sítios cresceu, após a descoberta de uma urna funerária no bairro do *Japiim (zona sul, próximo ao "miolo urbano" - zona centro sul), levando a acreditar que a parte central da cidade também foi ocupada por antigas populações.

A zona Leste da cidade é a que concentra o maior número de grandes sítios arqueológico (quase 10 sítios), áreas de proteção ambiental, que possui uma área tombada (Encontro das Águas), onde qualquer obra de infraestrutura e urbanização pode comprometer esses sítios e o equilíbrio ambiental.

Há anos, uma luta entre ambientalistas, estudiosos, urbanistas e arqueólogos é traçada com o governo, para impedir qualquer desenvolvimento industrial nesta área, ainda mais com a proposta de criação do Polo Naval, que compromete severamente o ecossistema de região, onde se luta para manter o equilíbrio e a preservação de grandes áreas de mata e florestas.

O registro de número 06, também mostra que a área do Parque Ambiental da Ponta Negra é considerada um valioso sítio arqueológico, ameaçado e descaracterizado recentemente pelas obras de aterro da praia sazonal, para torná-la uma praia perene, é uma área de vestígios geológicos intensos.

Praticamente todas as áreas marcadas são sítios ameaçados pelo grande número de construções no próprio local e no seu entorno.

Os sítios arqueológico são considerados PATRIMÔNIO CULTURAL, são bens móveis de grande valor para uma região, e com o baixo investimento e profissionais nesta área, as áreas que já foram catalogadas não recebem apoio constante do governo para intensificar as pesquisas e a salvaguarda de artefatos e objetos que possam ser encontrados, onde muitos deles contam a história de antigas  ocupação desta região, que podem ser datado em mais de três mil anos.

Os Sítios Arqueológicos de Manaus compreendem:

1- Paredão
2- Base Naval
3- Refinaria
4- Manaus ArqueoUrbs (Centro Histórico 2002)
5- AM-MA 01: Lages
6- AM-MA 02: Ponta Negra
7- AM-MA 04: Siderama
8- AM-MA 06: Jonasa
9- AM-MA 11: São José
10- AM-MA 12: Tracuá
11- AM-MA 35: Praia Dourada
12- Nova Cidade
13- Desaki Ikeda
14- UDV
15- Toni Medeiros
16- Igarapé Mauazinho
17- Armazém 10 do Porto de Manaus
*18 - Japiim

Foto: Base Cartográfica do Ministério do Exército - Diretoria do Serviço Geográfico.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário