A incrível revitalização de bairros de Guangzhou através da reconstituição de antigos rios e canais que haviam sido aterrados

Com isso, a cidade resolveu os problemas de enchentes e ainda construiu um sistema de hidrovias para substituir as estradas e a circulação de carros.

As cidades chinesas são milenares , sua importância para o patrimônio histórico mundial são extremamente relevantes. Toda restauração e modernização dos bairros históricos precisam passar por um complexo sistema de aprovação e preservação arqueológica. Obviamente que a maioria dos bairros históricos foram construídos muito antes da era do automóvel com ruas muito estreitas e muitas vezes sem calçadas , que são ideais para caminhadas e ciclismo e péssimo para os automóveis. Ao mesmo tempo que é necessário preservar a história existe também a necessidade de atrair investimentos para melhorar a infraestrutura local para evitar a sua deteriorização. Em Guangzhou, muitos desses bairros históricos foram construídos ao longo dos canais que mais tarde foram pavimentados, aterrados e finalmente transformados em estradas.

Fotos: ITDP

A reconstituição dos rios e o desenvolvimento de Hidrovias.

O distrito de Liwan era um bairro tranquilo repleto de canais, lagos e ruas estreitas a oeste das antigas muralhas da cidade de Guangzhou. O Canal Lizhiwan era um canal que ligava o Rio das Pérolas ao jardins imperiais de Liyuan. Com o tempo, o canal se transformou numa vala de drenagem de esgotos e o canal de Lizhiwan foi coberto e transformado em estrada Xiguanguwan.



Na década de 1990, Guangzhou começou a restaurar todo o sistema hidrológico no Distrito Liwan. Com a construção ocorrendo principalmente durante 2009-2010, foram restaurados 121 segmentos do rio e sistema de canal começou a, incluindo o canal Lizhiwan. Os esgotos foram conectados a tubulações novas, o canal foi dragado e descontaminados, as paredes do canal foi reconstituída e a terra ao longo do canal foi limpo, adicionando novas passarelas e um novo paisagismo. O canal foi ligado novamente ao Lago Liwan para permitir a água circulação dos canais. Em 2009, o distrito Liwan criou um novo distrito de 58 hectares que ficou conhecido como a Lizhiwan cultural , numa área circundante para preservar e restaurar muitos dos edifícios históricos ao redor que viraram museus.

Muitas propriedades abandonadas foram reconstruídas como lojas e escritórios. A área tem tido uma média de cerca de 20.000 visitantes por dia desde que abriu com dezenas de restaurantes e cafés.


A Green Mobility vai chefiar a 6ª Missão Técnica de Desenvolvimento Urbano, Habitação ecológica, Mobilidade e Transportes Sustentáveis.

28 de novembro a 7 de Dezembro em Guangzhou, Cingapura e Hong Kong

Maiores informações : renata@mobilidadeverde.org

Compartilhe no Google Plus

Sobre Keyce Araújo

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário