Canal do Ensino divulga curso gratuito sobre arqueologia histórica em Roma.


Universidade Sapienza de Roma (Sapienza University of Rome) é a mais antiga universidade de Roma e a maior universidade da Europa, tornando-a em um dos principais centros acadêmicos do mundo. Por isso, além do prestígio de cursar um dos principais nomes acadêmicos, você terá acesso aos melhores métodos didáticos e uma imensa fonte de conhecimentos para uma boa formação.

O que é o curso gratuito de arqueologia pela Universidade de Roma?


Das Ciências Humanas, a Arqueologia é a ciência mais forte e de maior importância para a redescoberta, além da preservação e proteção dopatrimônio histórico e cultural da humanidade.
Esta envolvida com o estudo do passado do ser humano a partir da recuperação de vestígios antigos para o estudo e interpretação e, por se tratar do estudo de nosso passado, a arqueologia também implica a correta conservação e demonstração desses vestígios para os especialistas e para o público em geral. Quando estudamos e protegemos o passado que compartilhamos todos os dias, somos capazes também de prevenir qualquer destruição, mau uso ou desaparecimento da memória humana.
O curso chama-se: Recuperando o passado da humanidade e salvando o Patrimônio Universal (Recovering the Humankind’s Past and Saving the Universal Heritage). Apresenta ao público em geral a Arqueologia como uma disciplina histórica através de uma perspectiva interdisciplinar.
O aluno irá acompanhar a evolução e as mudanças da arqueologia e suas contribuições às ciências humanas e naturais para fazer reconstruções históricas de forma científica. Hoje, a possibilidade das reconstruções virtuais e outros auxílios da informática dão um novo fascínio à arqueologia como uma disciplina de excelência ímpar. Dessa forma, o curso desenvolve a disciplina em sua grande contribuição nos resultados científicos de ciências combinadas.
O curso também abordará os instrumentos reais e inovadores para preservar, acompanhar e valorizar o patrimônio histórico e cultural a partir de uma visão multidisciplinar, com base em conhecimentos históricos e arqueológicos profundos e também com o uso das tecnologias ICT.
A ampla adoção das tecnologias ICT na vida cotidiana também impacta a forma como cada um de nós interage com o nosso patrimônio cultural, principalmente quando dizemos termos como objetivo a preservação e difusão dos bens culturais.
Dessa forma, no curso “Recuperando o passado da humanidade e salvando o Patrimônio Universal”, o aluno também aprenderá a respeito de técnicas básicas de digitalização de objetos culturais e a obtenção de cópias digitais 3D de diversos artefatos físicos, como estátuas, vasos ou até mesmo sítios arqueológicos.
Também são discutidas formas de como estruturar dados brutos, a fim de facilitar e tornar efetivo o acesso aos conteúdos digitais. Em particular, o curso irá apresentar dado a respeito do Modelo Europeu de Dados, uma base de dados para recolhimento, conexão e enriquecimento das informações sobre objetos culturais prestados por um número de museus, sites e bibliotecas da Europa.

Como fazer o curso gratuito de arqueologia pela Universidade de Roma?

Os cursos gratuitos oferecidos pela Universidade de Roma são disponibilizados através do portal educativo Coursera, que é uma referência internacional na difusão de cursos online das principais universidades do mundo.
Para se inscrever no curso, é necessário entrar no portal Coursera e realizar o seu cadastro, caso seja o primeiro acesso. Cadastro feito, ao acessar a página do curso, descrita acima, basta clicar em “Inscreva-se Agora” e seguir as instruções fornecidas pelo portal.
Fonte: Portal do Ensino, por Gabriele Ferreira.
Compartilhe no Google Plus

Sobre KJhones

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário